Função
A palavra função remete ao conceito de dependência, no dia a dia. Ela é uma relação entre quantidades. Se o valor da primeira quantidade determinar exatamente o valor de uma segunda quantidade, diz-se desta uma função da primeira. Assim, formulamos a seguinte definição:
Uma função é uma regra que toma certos números como entradas e atribui a cada número de entrada exatamente um número de saída. A saída é uma função da entrada.
As entradas e saídas também são denominadas variáveis.
Uma função é frequentemente definida apenas para certos valores da variável independente [variável de entrada]. A variável dependente [variável de saída] por muitas vezes assume apenas alguns valores. Assim, define-se:
Se Q = f(t)
- O domínio de f é o conjunto dos valores de entrada, t, que geram um valor de saída.
- A imagem de f é o conjunto correspondente aos valores de saída, Q.
Logo, a entrada de uma função é seu domínio e sua imagem é a saída.
Exemplos de funções podem ser vistas no gráfico abaixo. Ative-as clicando nos quadrados em branco. As funções são o conteúdo base dos Cálculos Diferenciais e Integrais e possuem diversas aplicações em todos os ramos da ciência, especialmente nas engenharias.
Fonte: GeoGebra Tube
Autora: cristiana.accioly
Funções definidas por partes
Como o próprio nome já diz, é uma função seccionada. Isso porque ela é definida por uma ou várias condições. Por exemplo, f(x) = 5x somente quando x ≤ 0. Caso contrário (x > 0), f(x) = x². Podem existir várias condições, dependendo da situação. Essa função pode modelar algumas situações na prática bem comuns, como preços de estacionamento ou promoções-relâmpago de lojas.
No gráfico abaixo você pode explorar uma função definida por partes genérica. Altere os valores do intervalo real [a, b].
No gráfico abaixo você pode explorar uma função definida por partes genérica. Altere os valores do intervalo real [a, b].
Fonte: GeoGebra Materials
Autor: João Cruz
Funções modulares
Para definirmos essa função, é necessário lembrar da definição do módulo:Na prática, a sentença acima nos diz que: (inequação modular)
|a| < b quando b estiver entre -a e a;
|a| > b quando b < -a ou b > a;
Nem todas as curvas são gráficos de funções!
Curvas cônicas, em geral, não são funções pois não passam no chamado teste da reta vertical, um artifício rápido e prático para verificar se uma curva é ou não uma função. Cada elemento do domínio deve possuir apenas uma imagem, ou seja, um valor de x não pode gerar dois valores de y distintos, de acordo com a definição de função. Observe abaixo:
Fonte: <http://www.professorglobal.com.br/arquivos_ckfinder/files/teste_da_reta_vertical.pdf>.
Questões para estudo deste conteúdo
